Em nosso cotidiano fazemos o uso de diversos produtos embalados em embalagens flexíveis. Entre os produtos mais conhecidos deste tipo de embalagens temos por exemplo: produtos de higiene pessoal, cosméticos, alimentos em geral e produtos de limpeza. E todas estas embalagens possuem rótulos condizentes com o material escolhido. Em alguns casos impresso diretamente nas embalagens, em outros casos como forma de rótulo adesivo.
Cuidados na impressão de rótulos para embalagens flexíveis
No momento em que decidimos utilizar uma embalagem flexível em nosso produto, precisamos pesquisar as particularidades deste tipo de produto. Antes de mais nada deve-se levar em conta qual o frasco vamos usar, qual o formato deve ser, onde o rótulo será aplicado, será armazenado em local seco ou úmido, e principalmente, qual a forma de utilização do produto. Como resultado destas respostas, podemos chegar ao tipo de frasco e ao material ideal para a impressão do rótulo.
Realizar a impressão de rótulos adesivos é um grande desafio pois o adesivo, em muitos casos, terá de se curvar na embalagem, ele precisa então ser tão flexível quanto a embalagem em si, por isso é muito importante escolher o material certo para o frasco escolhido. Entre os materiais utilizados para imprimir rótulos em embalagens flexíveis estão: BOPP, PET, PP, PE, entre outros. O PE por exemplo é o mais maleável deles e assim sendo, o ideal para impressão em materiais como bisnagas por exemplo.
Embalagens flexíveis plásticas comumente recebem a aplicação de um produto chamado desmoldante, este produto serve para auxiliar no processo de produção das embalagens, porém, pode criar uma película lubrificante no produto péssima para o processo de colagem do rótulo. Por isso, é imprescindível que ao seguir o processo da fixação do rótulo na embalagem tenha-se certeza da ausência de resíduos do desmoldante. Dessa forma, temos uma fixação correta do rótulo na embalagem.
Principais vantagens deste tipo de rotulagem
Entre as vantagens deste tipo de impressão de rótulos, temos a boa qualidade de impressão, uma ótima fixação do produto quando escolhidos os materiais corretos, e por fim, uma grande economia no valor final. Essa economia se deve visto que neste tipo de impressão é possível produzir uma grande quantidade de rótulos sem a necessidade de ter o mesmo estoque dos fracos/embalagens, assim baixando os custos da impressão e não precisando dispor de um espaço grande de armazenamento.