Flexografia – Como Evitar Custos Extras na Produção

Quando se pensa em produção de rótulos e embalagens, diversas opções vêm à tona. Entre os processos mais utilizados estão o digital, o offset e a flexografia. Esta última opção, a flexografia apresentou um grande crescimento nos últimos anos devido a inúmeras melhorias em seu processo.

 

Principais vantagens na impressão de rótulos por flexografia

  1. Qualidade de impressão
  2. Baixo Custo
  3. Grande variedade de substratos

Com estas três características juntas, o processo flexográfico ganha uma importante vantagem competitiva, criando oportunidades para atender um vasto mercado em busca de soluções para impressão de rótulos e embalagens.

 

Como é o processo de impressão na flexografia?

A impressão em flexografia consiste em um clichê com relevo e tinta de secagem rápida em um processo que lembra muito um carimbo. Nas áreas em que possui o relevo a tinta transporta a informação para o material escolhido, onde não há relevo não há impressão. E assim como qualquer outra forma de impressão é um processo que envolve testes e possui perdas.

 

A importância de um designer no processo de impressão

Na impressão em flexografia, cada cor possui um clichê, e cada clichê pode ser utilizado na impressão de milhares de imagens. Caso algo mude na imagem, é necessário a troca de todos os clichês, gerando um custo maior ao processo.

Para que estes custos extras não gerem incômodos na produção, é essencial que os parâmetros fornecidos pela gráfica sejam respeitados pelos designers. Fontes inferiores ao mínimo aceitável, linhas muito finas, imagens fora do esperado, alterações na arte quando o processo já está em teste, todas estas questões atrasam o processo de produção e geram custos.

Para que esses problemas sejam minimizados, é essencial que a padronização do material enviado siga as características adequadas ao processo da flexografia. É necessário que o designer atue da melhor maneira possível, buscando qualidade, velocidade de produção e até mesmo redução de custos.